O consumo exagerado de Sódio está relacionado ao aparecimento de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e suas complicações, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular encefálico ou cerebral (AVE/AVC ou “derrame”), entre outras doenças cardiovasculares.
O Sódio causa retenção hídrica, levando ao aumento da pressão arterial, o que muitas vezes pode ser diagnosticado como HAS. Outra grave implicação é o comprometimento da função renal, já que o rim, exposto a altas pressões sanguíneas, tem sua função de filtração pela vascularização microscópica prejudicada.
Tudo isso pode ocasionar disfunção renal e consequente insuficiência renal crônica (IRC), que, em casos mais graves, faz com que o paciente seja dependente de diálise ou precise de transplante renal.
Além disso, o surgimento de cálculo urinário (pedra) também está relacionado ao consumo excessivo de sal, pois o aumento de sódio na corrente sanguínea aumenta a filtração renal e ocasiona uma maior excreção de cálcio na urina, sendo este um dos fatores para formação de cálculos.
Fique atento ao consumo de sal! No próximo post, falaremos sobre a forma ideal de seu consumo.
#campogrande #drjoãojuveniz#urologiafeminina #urologia#saúdedamulher #saúdedohomem #sal
Dr. João Juveniz
Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610