A forma mais comum de a bactéria entrar no trato urinário e causar infecção é pela uretra, sendo as mulheres mais afetadas que os homens.
Nos dias mais frios, é comum a incidência de Infecção no Trato Urinário (ITU), mas por quê?
No inverno, tendemos a evitar micções mais frequentes, segurando a urina. Isto predispõe a um resíduo vesical de urina que pode ser fonte para crescimento de bactéria e iniciar a infecção.
Além disso, o uso de roupas de frio por períodos prolongados e a redução da higiene adequada podem levar a uma alteração da flora bacteriana normal, acarretando em uma maior chance de contaminação microbiana, como é como caso dos corrimentos vaginais.
Com isso, devido à uretra estar bem próxima da vagina, aumenta a ocorrência de contaminação do trato urinário.
Em mulheres adultas e idosas, nos dias mais frios há ainda uma diminuição da vascularização da superfície corporal, podendo haver uma hipotrofia da mucosa genital (“ressecamento”) e prejudicando os mecanismos locais de defesa contra infecção.
A queda da imunidade devido à exposição às temperaturas adversas contribui para a ITU, uma vez que reduz o combate do organismo contra a invasão de bactérias que possam ocorrer normalmente.
Fique atento ao próximo post, no qual falaremos sobre prevenção!
#campogrande #drjoãojuveniz#urologiafeminina #saúdedamulher#saúdedohomem #infecçãourinária
Dr. João Juveniz
Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610