No dia 28/5 a equipe de urologia do Humap-UFMS/Ebserh promoveu um curso para profissionais e residentes de ureterorrenolitotripsia flexível a laser: um procedimento endo-urológico minimamente invasivo.

O tratamento não requer nenhum tipo de incisão e é altamente indicado para remover pedras dos rins. Cinco pacientes do SUS que estavam na fila da cirurgia renal foram submetidos ao procedimento que foi um sucesso. Todos eles receberam alta no mesmo dia.

Com uma câmera na ponta, o aparelho entra pela uretra, passa pela bexiga e entra no canal ureteral. Após identificação do cálculo, fragmenta com laser e remove os pequenos pedaços com auxílio de uma pinça em forma de cesta.

De acordo com o Dr. João Juveniz, professor da UFMS, preceptor da Residência Médica em Urologia e médico urologista do Humap, esse curso trouxe muitos benefícios, não só no âmbito do ensino, mas assistencial também: “os cinco pacientes são do SUS que aguardavam procedimento cirúrgico. Graças a uma parceria entre empresa e hospital, pudemos proporcionar atendimento ambulatorial cientificamente chamado de ureterorrenolitotripsia endoscópica flexível à laser.

Trata-se de um equipamento flexível que entra pelo canal a uretra, passa pela bexiga, ureter, chegando até o rim e com o gerador de lazer conseguimos pulverizar os cálculos e fazer o tratamento. Os procedimentos foram rápidos e com sucesso.

Confira a matéria completa no site da EBSERH :
https://www.gov.br/ebserh/pt-br

© 2021 - Dr João Juveniz

Emergência     (67) 99264-6462