Ainda falando sobre Urologia Feminina, vamos abordar um problema não tão comum, mas de grande influência na qualidade de vida das mulheres, já que nelas é nove vezes mais frequente do que nos homens.

Também conhecida como Síndrome da Bexiga Dolorosa, a Cistite Intersticial é uma doença de difícil diagnóstico, definida com uma sensação desagradável (dor, pressão, desconforto) na bexiga, associada a outros sintomas urinários com mais de 6 semanas de duração, na ausência de outras doenças.

Devem-se descartar outras alterações antes de se pensar nesta doença, como infecção urinária, bexiga hiperativa, tumor de bexiga, cálculo, etc, e solicitar exames de urina, ultrassonografia e estudo urodinâmico.

O tratamento inicial é com medidas comportamentais de reeducação miccional, conforto do paciente e um bom esclarecimento do caráter benigno do problema. Posteriormente podem ser usados medicamentos orais para reduzir a ansiedade e antialérgicos.

Num próximo passo, pode-se fazer a aplicação de drogas dentro da bexiga para tentar recompor a fisiologia do epitélio do órgão, podendo até o tratamento evoluir para tratamento com distensão da bexiga, realizada com soro fisiológico. Em seguida, pode ser indicado o tratamento com neuromodulação (estímulos elétricos do nervos que controlam a bexiga), e, por último, o tratamento cirúrgico com retirada parcial ou total da bexiga e confecção de nova bexiga.

Procure seu urologista para melhor avaliação.

#medicina #urologia #saúde#campogrande #drjoãojuveniz#urologiafeminina #saúdedamulher#saúdedohomem #cistite#cistiteintersticial