A menopausa é a queda de produção hormonal feminina pelos ovários, o que acontece entre os 40 e 50 anos e traz irregularidade do ciclo menstrual.

Já no climatério, ou seja, no período pós-menopausa, surgem algumas alterações na mulher com predisposição aos prolapsos genitais (como por exemplo na bexiga, a “bexiga caída”, ou ainda no intestino ou no útero).

Isto acontece devido à queda do hormônio estrogênio e pode levar a uma diminuição da elasticidade das estruturas pélvicas, além de uma fraqueza muscular (hipotrofia muscular pélvica), favorecendo a descida das estruturas que compõem a cavidade pélvica. Esta é uma queixa frequente muitas vezes chamada de “bola na vagina”.

Geralmente a incontinência urinária ocorrida neste período de vida acontece devido às mesmas causas do prolapso, pois há uma fragilidade do arcabouço músculo-ósseo-ligamentar responsável pela continência urinária, predispondo a uma perda urinária, como visto em posts anteriores.

Mulheres no climatério apresentam predisposição às infecções urinárias de repetição devido à queda hormonal, à consequente diminuição da vascularização genital e ao adelgaçamento da mucosa, fatores que prejudicam a defesa do organismo contra possíveis bactérias.

Além disso, há ainda uma queda da lubrificação genital, causando ardor ao urinar e maior fragilidade nas relações sexuais, sendo que em algumas casos a dor até inibe a vontade de mantê-las.

Todas estas alterações prejudicam a qualidade de vida, mas podem ser revertidas com a reposição hormonal quando bem indicada. Procure um urologista de confiança! 👩🏻👩🏼👩🏽

#medicina #urologia #saúde#campogrande #drjoãojuveniz#urologiafeminina #saúdedamulher#menopausa