Ainda aproveitando o mês das mães, vamos falar um pouco mais sobre UROLOGIA FEMININA.
Já falamos em posts anteriores sobre a grande importância da Incontinência Urinária de Esforço (IUE), agora falaremos sobre o tratamento cirúrgico para este problema. A cirurgia é indicada apenas para casos de perdas mais graves, quando o tratamento fisioterápico falha e para os associados com grandes prolapsos (“bexiga caída”, “bola na vagina”).
A classificação da gravidade da perda pode ser feita por um questionário e com um exame chamado Estudo Urodinâmico, sobre o qual falaremos em breve.
O procedimento cirúrgico padrão para estes casos é a cirurgia de Sling, que consiste em implantar uma fita de tela (figura acima) abaixo da parte média da uretra, dando suporte a esta estrutura e evitando sua maior mobilidade. O resultado é muito efetivo e resolve a grande maioria dos casos; o procedimento é breve, e os pacientes saem do hospital no mesmo dia ou no dia seguinte, sem sondas ou drenos. A via de acesso cirúrgica é uma abordagem transvaginal, minimamente invasiva.
Em mulheres com hipoestrogenismo (“vagina ressecada”), faz-se uma reposição hormonal local, em casos selecionados, para melhor sucesso cirúrgico e recuperação pós-operatória. O excesso de peso está muito relacionado a este problema, então é muito importante sua redução para um bom resultado cirúrgico.
#medicina #urologia #saúde#campogrande #drjoãojuveniz#urologiafeminina #saúdedamulher#cirurgiadesling #incontinênciaurinária
Dr. João Juveniz
Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610