No post anterior falei um pouco sobre os cistos simples, que são assintomáticos e um pouco sobre os sintomas dos cistos complexos. Hoje vou falar mais um pouco sobre os cistos renais complexos e sua classificação.

Eles são divididos, de acordo com a Classificação Bosniak, da seguinte maneira:

– Bosniak I: é o mais comum, sendo um achado constante em exames de ultrassonografia. A chance de desenvolvimento de um tumor é nula.

– Bosniak II: são subdivididos em dois Bosniak II e IIF. O Bosniak II propriamente dito, tem paredes finas, apresenta poucos e finos septos.

Bosniak IIF: tem múltiplos septos e pode haver calcificação. A chance de apresentar tumor é de cerca de quinze a dezoito por cento, assim, precisa de outros exames para melhor elucidação diagnóstica.

Bosniak III: tem parede espessa, irregular. A chance de tumor é de 50%. Nesse caso é necessário o tratamento cirúrgico.

Bosniak IV: apresenta as alterações anteriores e também componentes sólidos, além do líquido. A chance de tumor maligno varia de 90% a 95%, e também precisa de tratamento cirúrgico.

Pode apresentar componentes um pouco mais consistentes. O tratamento é feito apenas com acompanhamento, já que a chance de apresentar tumor é de cerca de 8% a 10%. No próximo post falarei sobre as outras classificações, aguarde!

Achou este post no explorer?

Siga-me aqui no Instagram, ative suas notificações de publicação, curta a página Dr. João Juveniz no Facebook, inscreva-se no meu canal no YouTube e acompanhe nossos posts.

Acesse também o meu site, o link está na bio! 😉

#drjoãojuveniz #medicina #urologia #saúde#saúdepública #campogrande #informação#MS #medicinaporamor #sitedrjoaojuveniz#sbums #canaldrjoaojuveniz#cidademorena

Dr. João Juveniz Médico Urologista
drjoaojuveniz.com.br

© 2021 - Dr João Juveniz

Emergência     (67) 99264-6462