O câncer de bexiga tem início nas células que revestem o órgão, são mais comuns em homens caucasianos acima dos 40 anos e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de dez mil novos casos podem ser diagnosticados a cada ano.

Os três principais tipos são:

Carcinoma urotelial ou de células de transição – é o mais frequente e usualmente tem início nas células uroteliais, que revestem o interior da bexiga;

Carcinoma de células escamosas – atinge as células delgadas e planas da bexiga e podem surgir após longos períodos de infecção ou irritação e, embora sejam mais raros, normalmente são invasivos;

Adenocarcinoma de bexiga – bastante invasivo e também muito raro, geralmente começa nas células glandulares, após longos períodos de irritação ou inflamação.

Os fatores de risco estão ligados ao tabagismo, exposição a produtos químicos utilizados na fabricação de tintas, borracha, couro, têxteis, produtos de pintura e arsênico; tratamentos de cânceres anteriores, principalmente quando baseados em medicamentos e radioterapia; inflamações crônicas na bexiga, como cistite, histórico pessoal e familiar da doença.

Acompanhe os posts, pois ainda vou falar sobre diagnóstico de tratamento de câncer de bexiga.

Achou este post no explorer? Siga-me aqui no Instagram, ative suas notificações de publicação, curta a página Dr. João Juveniz no Facebook, inscreva-se no meu canal no YouTube e acompanhe nossos posts. Acesse também o meu site, o link está na bio! 😉

#drjoãojuveniz #medicina #urologia #saúde#saúdepública #campogrande #informação#MS #medicinaporamor #sitedrjoaojuveniz#sbums #canaldrjoaojuveniz#cidademorena

Dr. João Juveniz Médico Urologista