Considerado um tratamento e não uma cura, o transplante renal é realizado, na maioria das vezes, em pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica, embora nem todos os pacientes nessa condição possam ser submetidos a um transplante de rim por causa de limitações clínicas. No procedimento, um rim saudável de um doador é implantado em um receptor.
Com isso, o paciente tem melhora significativa na qualidade de vida, pois os rins regulam o metabolismo de várias substâncias, como sódio e potássio, entre outras; elimina substâncias tóxicas e produz hormônios importantes para a regeneração dos ossos, por exemplo.
O rim pode ser coletado de um doador vivo, que deve ser maior de idade, passar por exames para verificar a compatibilidade com o receptor e ser voluntário para o procedimento.
Também existe o doador cadáver, que é quando o indivíduo apresenta morte cerebral, tem compatibilidade com o receptor (detectada por meio de exames), e a família autoriza a coleta e doação de órgãos.
Ative suas notificações de publicação, curta a página Dr. João Juveniz no Facebook e acompanhe nossos posts. Acesse também o meu site, o link está na bio! 😉
#drjoãojuveniz #medicina #urologia#saúde #saúdepública #campogrande#informação #MS #medicinaporamor#sitedrjoaojuveniz #sbums#setembroverde #doaçãodeórgãos#doevida
Dr. João Juveniz Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610