O tamanho do pênis pode afetar consideravelmente a autoestima de muitos homens que, acreditando ter um órgão pequeno, sentem diminuída sua masculinidade e têm receio de não ser aceitos pelas parceiras sexuais.

Entretanto, a maioria dos pacientes que chegam ao consultório com queixa de pênis pequeno, na verdade, têm genitais que se enquadram nos padrões de normalidade, ou seja, entre 8,5 e 9,5 centímetros em estado de flacidez e de 12,5 a 14,1 cm (de acordo com a literatura médica) em estado de ereção.

Mas então, o qual é o tamanho considerado pequeno para o órgão sexual masculino?

O pênis pequeno, ou micropênis tem cerca de 4 cm quando flácido e aproximadamente 7,5 cm ereto, mas costuma apresentar funcionamento normal. Uma das prováveis causas para esta condição é a falta de testosterona no período intrauterino e, cabe salientar, apenas 0,6% dos homens a apresentam.

Quando detectado e comprovado ainda na infância, o micropênis pode ser tratado por meio de terapia hormonal com testosterona e hormônio do crescimento, de forma a tentar proporcionar que a genitália atinja o tamanho normal ou o mais próximo possível deste na adultez.

Já na fase adulta, após rígida avaliação de um urologista, se constatado que de fato se trata de micropênis, recomenda-se a faloplastia, possível solução que pode proporcionar aumento em comprimento e circunferência, também usada em casos onde se faz necessária a reconstrução peniana, quando de amputações parciais que podem ser necessárias em cirurgias de câncer de pênis.

E aqueles tratamentos “milagrosos” vistos na internet? A grande maioria desses tratamentos não têm eficácia comprovada cientificamente e podem, em boa parte dos casos, provocar problemas de gravidade considerável à saúde do órgão sexual masculino.

Curta e compartilhe nossos posts! ✌👍

#drjoãojuveniz #medicina #urologia#saúde #saúdepública #campogrande#informação #medicinaporamor #cuidese#tamanhodopênis #micropênis

Dr. João Juveniz Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610

© 2021 - Dr João Juveniz

Emergência     (67) 99264-6462