O priapismo é uma condição onde o paciente tem ereção involuntária, persistente por mais de quatro horas, frequentemente dolorosa, onde a rigidez continuada do pênis não é provocada por excitação ou estímulos sexuais.
Os episódios de ereção prolongada podem, em muitos dos casos, provocar danos irreversíveis e, por isso, ao constatar que se trata de tal situação, o paciente deve procurar ajuda médica o mais rápido possível. As “crises” podem ser provocadas pela relação sexual, masturbação, abuso de álcool e/ou drogas, traumas genitais e ereção noturna espontânea, entre outras.
Em casos menos severos, o tratamento pode ser feito com compressas de gelo para amenizar a dor e reduzir o inchaço e, caso não surta efeito, pode ser necessário aplicar uma injeção intracavernosa e, após, realizar uma drenagem. Nos casos mais persistentes é necessário um procedimento cirúrgico para resolver a situação.
O priapismo pode ser dividido em dois tipos:
- Priapismo de baixo fluxo ou veno-oclusivo: é uma ereção persistente, com fluxo de sangue reduzido ou ausente nos corpos cavernosos, em que os pacientes apresentam ereção bem rígida e relatam muita dor devido à isquemia. É uma urgência urológica, já que há muita dor e por poder causar disfunção erétil (em alguns casos de forma permanente). Quanto maior o tempo da ereção, maiores os danos. O tratamento é feito com drenagem do sangue represado e lavagem do corpo cavernoso com drogas vasoconstritoras, evitando a chegada de mais sangue na região.
- Alto fluxo ou arterial: Ereção causada pela entrada de sangue arterial não controlado nos corpos cavernosos. A ereção não é tão rígida, e não é dolorosa, devido ao sangue ser arterial (rico em oxigênio) e não haver isquemia, logo, a chance de disfunção erétil é reduzida. O tratamento não requer tanta urgência e pode, inicialmente, ser apenas realizada a observação. Quando não há melhora, é feita a oclusão, ou seja, o fechamento do fluxo arterial com embolização das artérias, ou sua ligadura cirúrgica.
Ative suas notificações de publicação, curta a página Dr. João Juveniz no Facebook e acompanhe nossos posts. Acesse também o meu site, o link está na bio! 😉
#drjoãojuveniz #medicina #urologia#saúde #saúdepública #campogrande#informação #MS #medicinaporamor#sitedrjoaojuveniz #sbums #priapismo#ereçãoprolongada
Dr. João Juveniz Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610