Um problema muito comum em ambos os sexos, a infecção do trato urinário pode apresentar desde quadros simples até uma doença grave. As maiores incidências estão na infância e principalmente entre os meninos, fato que é grande parte das vezes ligado à fimose fisiológica.
Também é comum em mulheres no início da atividade sexual e na gravidez, e por último na população idosa, com doenças da próstata nos homens e relacionado à menopausa nas mulheres.
Podemos dividir a ITU em duas categorias:
1. ITU baixa (cistite) – é a forma mais comum; seus sinais e sintomas mais recorrentes relacionados com a micção são a ardência, o aumento da frequência, o esvaziamento incompleto e a dor no abdome inferior;
2. ITU alta (pielonefrite): cerca de 5% dos casos; é uma forma mais grave, com dor inespecífica, febre, mal estar e até casos de infecção generalizada.
O diagnóstico de cistite é feito por meio de consulta médica e não precisa de exames para começar o tratamento, mas podem ser feitos exame de urina e urocultura (cultivo da urina para averiguação do crescimento de bactérias).
Em alguns casos de infecção, são indicados exames de imagem, como ultrassonografia do aparelho urinário ou tomografia computadorizada do abdome.
#medicina #urologia #saúde#campogrande #drjoãojuveniz#urologiafeminina #saúdedamulher#saúdedohomem #infecçãourinária
Dr. João Juveniz
Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610