A Fisioterapia é indicada em casos de Incontinência Urinária de Esforço, Incontinência por Urgência, Incontinência Urinária Mista (por esforço e por urgência), Fraqueza da Musculatura do Assoalho Pélvico e Prolapso Vaginal – todos estes temas já foram abordados anteriormente em outros posts.

O urologista encaminha a paciente para o fisioterapeuta, que faz um exame físico cuidadoso e testes especiais para avaliar a queixa e a situação da musculatura pélvica, a fim de traçar a conduta fisioterapêutica. Os principais tratamentos são:

1. Cinesioterapia: são exercícios isométricos concentrados para a pelve feminina para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, com uso de recursos como colchonetes, bolas, almofadas, faixa elástica e cones vaginais, podendo ser feitos em grupo ou individualmente (como na foto acima);

2. Cones Vaginais: consiste em sustentar, na vagina, cones com pesos, em sessões que duram cerca de 15 minutos, de uma a duas vezes ao dia, ao redor de três vezes por semana. O peso é aumentado conforme a aptidão da paciente.

3. Eletroterapia: É o estímulo da contração/relaxamento da musculatura pélvica e do músculo da bexiga com uso de eletrodos e correntes de energia, podendo ser pela vagina, na coluna sacral ou na perna (estímulo do nervo tibial posterior).

4. Biofeedback: É um instrumento que proporciona que o paciente avalie instantaneamente a reposta do seu exercício através de estímulos luminosos, sonoros e numéricos. A mulher faz a contração da musculatura pélvica e posterior avaliação, podendo medir, ensinar e aprender a melhorar esta contração.

Lembre-se sempre: Procure um urologista e leve suas dúvidas até ele!

#medicina #urologia #saúde#campogrande #drjoãojuveniz#urologiafeminina #saúdedamulher#fisioterapia

Dr. João Juveniz
Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610

© 2021 - Dr João Juveniz

Emergência     (67) 99264-6462