Hoje vamos falar sobre os tratamentos cirúrgicos da calculose urinária, começando pela Ureteroscopia rígida, que tem o objetivo de fragmentar cálculos do ureter por método endoscópico.

Este procedimento é realizado em centro cirúrgico sob anestesia regional ou geral, e não é necessário fazer incisões, pois o procedimento é feito pela uretra, o que proporciona o acesso às vias urinárias com menos agressividade.

Na Ureteroscopia flexível, um endoscópio é introduzido pela uretra até o rim onde se localizam as “pedras” e as pulveriza com a fibra de laser. Esta é uma das técnicas mais inovadoras no tratamento cirúrgico, pois também dispensa incisões e oferece menor risco de complicações.

Já a cirurgia percutânea é feita por meio de um “furo” ou incisão de cerca de dois centímetros na região lombar para acessar os cálculos nos rins. Por meio desse acesso realizamos a fragmentação e remoção das “pedras”.

 

#drjoãojuveniz #medicina #urologia#saúde #saúdepública #campogrande#calculoseurinária #prevenção#alimentaçãosaudável #bebaágua #cuidese

Dr. João Juveniz Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610

© 2021 - Dr João Juveniz

Emergência     (67) 99264-6462