Endereço
R. Paraíba, 529 – Jardim dos Estados, Campo Grande – MS
Horários
Campo Grande (Ter – Sex) – 8h às 18h
Campo Grande (Sábado) – 8h às 12h
Três Lagoas (Segunda) – 7h30 às 18h30
67 998101-6154

Vamos falar um pouco sobre a fimose

Vamos falar um pouco sobre a fimose, um assunto que, apesar de bastante comum, ainda gera muitas dúvidas, principalmente nas mães de meninos.

A fimose nada mais é do que o estreitamento do orifício do prepúcio (pele que recobre a glande), que dificulta, ou, em muitos casos, impossibilita que este seja puxado para trás, a fim de expor a glande para higienização.

É uma condição bastante comum em meninos recém-nascidos, mas que tende a se resolver até os três anos de idade ou, ainda, até a adolescência, sem a necessidade de tratamentos ou intervenções cirúrgicas.

Por causa da dificuldade em retrair o prepúcio, a fimose pode provocar dificuldade para urinar e, assim, aumentar a possibilidade de desenvolvimento de infecção urinária na infância.

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, e depende do tipo de fimose constatada – se é fisiológica ou patológica:

Fimose fisiológica é aquela com a qual a criança nasce, e, como dito há pouco, pode se resolver até a adolescência sem a necessidade de intervenção.

Entretanto, após esse período, pode ser realizado o tratamento não-cirúrgico, que consiste em aplicar uma pomada ou creme de corticoide associado a outros medicamentos, que podem ajudar a reduzir a aderência do prepúcio, acompanhados de massagem conforme orientação do urologista.

Já a fimose patológica é resultado de episódios repetidos de balanopostite ou infecção do prepúcio, que provoca, ao longo do tempo, a formação de uma fibrose local.

Para essa condição e também casos mais severos de fimose fisiológica é indicado o tratamento cirúrgico, ou postectomia, onde o excesso de pele é removido. O procedimento é rápido e o paciente pode deixar o hospital no mesmo dia.

Lembrando que tanto o tratamento conservador quanto o cirúrgico devem ser decididos de acordo com a necessidade, quando esta é identificada por um urologista ou uropediatra.

Curta e compartilhe nossos posts e visite o site, o link está na bio! 😉👍

#drjoãojuveniz #medicina #urologia #saúde #saúdepública #campogrande #informação #medicinaporamor #cuidese #fimose #tratamentodafimose

Dr. João Juveniz Médico Urologista
📍Rua Alagoas, 94 – Campo Grande/MS
(67) 3222-8610

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”17″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”1″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

 

Convênios

ConvênioConvênioConvênioConvênioConvênioConvênioConvênioConvênioConvênioConvênioConvênioConvênioConvênioConvênio

Hospitais

HospitalHospitalHospitalHospitalHospitalHospital