O que é Urologia?

A urologia é uma especialidade médica de atuação clínica e cirúrgica, que diagnostica, trata e previne doenças que envolvem os órgãos urinários de homens e mulheres, bem como, dos órgãos genitais masculinos e suas funções. Ao contrário do que se pensa, a urologia não trata somente homens, afinal, mulheres e crianças também têm rins, bexiga, uretra (canal urinário), ou seja, o trato urinário, que é o conjunto de órgãos relacionados com a produção, transporte, armazenamento e eliminação da urina, que é comum a ambos os sexos. Os órgãos genitais masculinos englobam o pênis, os testículos, a próstata e a vesícula seminal. Já os femininos são útero, vagina vulva e mamas, estes de responsabilidade da ginecologia. Atuação clínica e cirúrgica significa que o urologista, além de tratar daquelas doenças que necessitam de medicamentos, também opera os casos em que o tratamento envolve cirurgia dos órgãos urinários e genitais.

Últimas publicações

Sintomas do trato urinário inferior.

Os sintomas do trato urinário inferior (STUI), também conhecidos pela sigla LUTS (do inglês Lower Urinary Tract Symptoms), compreendem diversas queixas que podem afetar o armazenamento e esvaziamento da bexiga urinária. Estes sintomas são um problema comum que afeta aproximadamente 40% dos homens mais velhos. LUTS é um termo recente para o que costumava ser chamado de prostatismo.

Nosso compromisso é a excelência dos serviços prestados e conforto dos nossos clientes, que contam com uma completa e moderna infraestrutura para realização de consultas e diagnósticos. Atualização constante com a implementação de novas tecnologias relacionadas à urologia.